Veneno da mamba negra é um poderoso analgésico para humanos

Mamba-preta

O veneno da mamba negra, uma serpente mortífera de África, tem um poderoso efeito analgésico, de acordo a um recente estudo. Foi provado com sucesso em ratos.

Cientistas franceses acharam que o veneno letal da serpente africana mais temível (capaz de matar a um homem adulto em poucos minutos) tem um poder analgésico similar à morfina, mas sem seus efeitos secundários.

O veneno da mamba negra (Dendroaspis polylepis) contém duas pequenas cadeias de proteínas, que os cientistas batizaram como “mambalgins”, e que, ao injetá-la em ratos, produziram um efeito analgésico. Inibe o mecanismo de dor de uma forma tão eficaz como a morfina, tanto no sistema nervoso central como no periférico. E, ao menos em ratos, não tem nenhum efeito tóxico.

“Os efeitos analgésicos destes péptidos são tão fortes como os da morfina, mas como não afetam aos receptores, estão desprovidos de efeitos secundários”Anne Baron, do Institut de Pharmacologie Moléculaire et Cellulaire de Valbonne (França) e autora principal do artigo. Por este mesmo motivo, Baron espera que esta substância não gere dependência ou adicção nos ratos.

A investigação, publicada na revista Nature, é uma grande descoberta na busca de novos alvos terapêuticos contra a dor. “É essencial compreender melhor a dor para desenvolver novos analgésicos”, asseguram os pesquisadores. Mas o caminho é longo até que um produto comercial pode se aplicado em seres humanos.

 

Anúncios

Sobre Ronaldo adriano

Blog de noticias e entreterimentos http://ronaldoadrianolelo.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s