31.10.2012, 13:56
Imprimir enviar por E-mail Postar em blog

espaço eei

© chatarra picks / flickr.com

O cargueiro Progress M-17M transportará para a Estação Espacial Internacional, para além de equipamentos para a estação, frutas frescas: maçãs, laranjas e limões.

A espaçonave Progress foi hoje lançada pelo foguete portador Soyuz-U a partir da base espacial de Baikonur. A nave transporta para a EEI mais de duas toneladas e meia de cargas. Este é o segundo cargueiro lançado segundo o chamado programa rápido, diz Andrei Krassilnikov, perito em cosmonáutica:

“Em vez de dois dias, a nave irá aproximar-se da estação em duas horas. Está previsto aplicar o mesmo esquema ao cargueiroProgress-M18, que será lançado em fevereiro do próximo ano e, a partir de março, como está previsto, os Soyuz, com cosmonautas a bordo, chegarão à estação 7-8 vezes mais rapidamente. Em vez de oito dias, o caminho para a EEI durará apenas algumas horas. Respetivamente, os cosmonautas irão suportar mais facilmente a imponderabilidade na estação e não num espaço reduzido”.

Os tripulantes esperam com especial impaciência a chegada de encomendas de familiares da Terra, que contêm, como sempre, muitas guloseimas. Nos últimos anos, a alimentação dos habitantes da EEI mudou consideravelmente. As refeições em bisnagas deixam de existir. Estas embalagens agora um anacronismo do passado e podem conter apenas especiarias. As bisnagas são substituídas por pacotes de polímero e latas metálicas, que são mais cômodas de utilizar. Primeiro, porque contêm comida cujo gosto é mais próximo das caraterísticas terrestres e, segundo, para consumir uma comida desidratada, basta adicionar nela água quente ou fria e comê-la com colher ou garfo. Mas, falando sinceramente, os cosmonautas gostam mais de comida de verdade, diz Alexander Jelezniakov, acadêmico da Academia de Cosmonáutica da Rússia:

“Naturalmente,quando se carregam as naves, há  sempre vontade de agradar aos cosmonautas com alguma coisa nova. Desta vez serão os produtos que os tripulantes poderão pôr na mesa no Ano Novo. Este é o último cargueiro enviado à estação no ano em curso. Naturalmente, pensamos nas Festas de Natal e Ano Novo”.

A propósito, os cosmonautas gostam de receber legumes e frutas frescas e os produtos que cada um prefere: queijo, café, cebolas, pepinos em vinagre. Desta vez, contudo, eles pediram para  enviar ainda alhos, para não apanhar por acaso uma constipação durante as Festas do Ano Novo.FONTE VOZDA RÚSSIA

Edit 1 of :Image:Soyuz_TMA-7_spacecraft2.jpg b...

Edit 1 of :Image:Soyuz_TMA-7_spacecraft2.jpg by thegreenj Türkçe: Soyuz programı kapsamında 1 Ekim 2005’te fırlatılan ve 8 Nisan 2006’da görevini tamamlayan Soyuz TMA-7. Curves adjusted, noise reduction, unsharp making, downsampling performed. (Photo credit: Wikipedia)

Anúncios

Sobre Ronaldo adriano

Blog de noticias e entreterimentos http://ronaldoadrianolelo.blogspot.com.br/

Uma resposta »

  1. lelocawboy66 disse:

    Reblogged this on R A G NEWSe comentado:

    Nave espacial russa transporta fruta para órbita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s